sábado, 3 de dezembro de 2011

Testemunho do Produtor de RTV Gibinha Pires da Agência DM9 é DDB°





     Um dia de produção, mais especifico um dia de filmagem, nem é o mais corrido. Esse dia acaba sendo a concretização de todo um processo anterior, que ai sim, é corrido para que consigamos entregar tudo no prazo que a mídia determinou. Vou te dar uma geral do dia a dia da produção de um comercial. 
     Primeiro começamos com a escolha dos diretores do filme, tem que ser alguém cuja experiência vai agregar ao teu roteiro, exemplo: direção de ator para humor; composição de imagem ao vivo com animação; fotografia e por ai vai. Para isso é muito importante que estejamos atualizados com o que os diretores andam fazendo, e conhecer seu repertorio.
A partir daí passamos para os orçamentos, com negociações e renegociações. Depois disso através de um cronograma fazemos reunião de pré produção, onde o diretor escolhido apresenta todo o material que fará parte do filme, com locação, atores, figurino, etc. tudo tem que ser aprovado pela agência e cliente.
     Em seguida partimos para a filmagem. Após isso vemos o que chamamos off-line que é o filme montado mas sem efeitos, e cor valendo... só depois da montagem aprovada que partimos para os efeitos.
     Ai temos mais uma aprovação do que chamamos de on-line, o filme finalizado e bonitão para ir ao ar.
     De uma forma simplória, esse é o processo da produção de um comercial. 




    O filme acima é um exemplo desse trabalho antes da filmagem o conceito dessa campanha do Terra foi: "você entra no Terra e o Terra entra em você. " Como o laranja é a cor do Terra pensamos nas pessoas entrando numa enorme piscina de água laranja e saindo com um pouco de dessa cor que representa o Terra. E quem disse que as roupas das pessoas saiam com a cor bacana, ficava tudo marchado, e aguado, precisávamos perceber o laranja. Então resolvemos fazer um pós produção, mais isso depois de vários textos. Contudo o mais inusitado foi a cena da borboleta, tínhamos uma pessoa de efeitos com varias borboletas que deveriam pousar na água. Você já tentou ensinar qualquer coisa para uma borboleta? Rsrsrs é impossível! apesar de estarem presas com fio de nylon 2 voaram, para as lâmpadas... já eram, 1 se afogou, e as outras iam pra qualquer lugar menos pousar na água. Ai também resolvemos fazer uma borboleta 3D que seria mais fácil.


E é isso...
Turma de PP da UNEF - Feira de Santana, obrigado pelo convite. Lembrem-se na publicidade o ponto G é a imaginação.


http://www.dm9ddb.com.br/
A DM9 única brasileira 4 vezes Agency of the Year, com 2 Grand Prix e 92 leões em Cannes.
DDB Worldwide - A maior rede global de serviços consolidados de propaganda e marketing no mundo, segundo a Advertising Age. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário