domingo, 4 de dezembro de 2011

Bê-a-Bá

R de ... 



TV de ...


C de ...



Através deste blog procuramos apresentar o universo de uma agência de comunicação, analisando um determinado departamento: RTVC.
Esse departamento é o responsável pelas produções eletrônicas. 
Com quem esse profissional se relaciona dentro da agência?
Como funciona  a escolha dos melhores fornecedores para determinada companha? 
Mudanças no mercado! As novidades tecnológicas.


Luz, câmera, correriaaaaa...

RTVC o quê?



O produtor de RTVC é o responsável pela produção eletrônica da agência, também chamada de produção audiovisual. Esse profissional é facilmente encontrado nas grandes agências. Nas de pequeno porte, em que o número de cliente é menor, esse cargo pode não existir, ficando por conta do pessoal da criação e de operações. O produtor de RTVC e o Produtor Gráfico possuem atividades semelhantes.
 Essa espécie é o fiel braço que fica entre o Atendimento e a Criação. Ele discute financeiramente, tecnicamente e esteticamente os roteiros com esses dois lados a fim de produzir uma peça dentro da verba do cliente e dentro da concepção da galera da criação. É o RTVC que tem o argumento e a explicação na ponta da língua para cada centavo gasto na produção.

Você deixaria a negociação de milhares de reais da sua campanha na mão de qualquer um? 

 Pois é, nós também não.

 Eu sei que tem gente que vai falar que o RTVC só sabe dar play em fita, ver se tem drop-out na cópia de veiculação, mandar carta de orçamento para as produtoras e outros fornecedores, alterar preço de comercial de varejo faltando 1 hora para entregar a cópia na emissora. Mas essas são apenas algumas das tarefas desse profissional. 

O RTVC

  • O profissional de RTVC qualificado continua sendo um elemento importante dentro de uma empresa. De roupagem nova por causa das mudanças tecnológicas, o RTVC vem se transformando no Produtor Multimídia, um super profissional com horizontes mais amplos e maiores capacidades.

BETACAM x XDCAM


Nos deparamos com mudanças novinhas, quanto ao formato do material para inserções na TV. 
“A partir de Janiero de 2012 migraremos definitivamente do formato BETACAM (modo videotape) para o XDCAM (modo digital)”.
Esse comunicado foi anunciado pela direção geral de comercialização da Rede Globo, no BIP (Boletim de Informações para Publicitários). E como o mercado publicitário “segue a onda” e a Rede Globo, por deter o maior volume de inserções em todas as praças do país, de certa forma, determina o que o restante do mercado vai fazer em termos de padrão técnico.
Esse novo formato: XDCAM garante boa qualidade de imagem e de som, materiais de exibição 100% digital e capaz de suportar tanto comerciais em standard definition (SDTV) como high definition (HDTV) e também não permite a gravação de mais de um comercial.
Com a veiculação do material em Alta definição (HD) é necessário está com os olhos bem limpos, pois, no momento da produção, um fio de cabelo fora do lugar, uma roupa amassada, uma cerveja que não esteja de fato gelada, pode ser crucial. Então, viva a tecnologia! Viva as inovações! E o produtor de RTVC deve sempre dizer: Viva a Correria!

Claquete

A claquete é a certidão de nascimento do material, com direito a nome do pai (cliente), mãe (agência), RG (nº ancine), hospital (produtora). As emissoras de TV seguem um padrão quanto ao conteúdo e duração de uma claquete, não necessariamente na seguinte ordem apresentada abaixo:

  •    Agência;
  •    Cliente/Produto;
  •    Nº Ancine; 
  •    Título;
  •    Duração;
  •    Produtora.

Leia mais - Claquete


A claquete deve ter duração de 8 segundos, para qualquer modo de VT (30” ou 15”) , o título é um elemento primordial na apresentação deste, pois, o espaço já comprado deve corresponder ao título existente na claquete. 
Existe também o tempo para o “Fade-in”, são 2 segundos em que ocorre o aumento gradativo do som e da imagem, este vem posterior à claquete, e o “Fade-out” são 2 segundos posteriores ao comercial e enfim, propaganda no ar.
Algumas emissoras de rádio não possuem tanta burocracia, como o RG do spot para liberar a veiculação. O material é gravado, após a escolha da voz e apresentação da voz e da trilha ao cliente, claro!
Atenção, nada é produzido sem a aprovação do cliente!
Após a aprovação do cliente, no texto gravado e editado, no outro dia já está na programação do rádio.

    ANCINE

    Ah, bom!

    Ancine é a Agência Nacional do Cinema, um orgão governamental que é vinculado ao ministério da Cultura. A Ancine é responsável por combater a pirataria e regulamentar todo filme cinematográfico e videofonográfico, esse registro é o que torna possível a veiculação dos filmes publicitários.

    Operações especiais...Oh! Comerciais!

    Não é a do Jack Bauer!

    OPEC – Operções Comerciais é o setor responsável em receber o material a ser veiculado nas emissoras. Eles seguem um padrão da emissora para o recebimento desse material, logística que cabe ao mídia da agência,  importantíssimo ao RTVC, pois, na sua função, é necessário conhecer todo o mecanismo do sistema até sua “conclusão”. Exemplo, o RTVC deve saber que qualquer alteração no conteúdo do vt, para veicular novamente é necessário fazer uma troca de claquete¸com um novo título e um novo nº do ancine.

    Parte da Equipe de RTVC

    Mais conhecidos como "Os se vira nos 30!"

    • Produtor (Milagreiro)
    • Diretor (Busca o milagre)
    • Pessoal de Moda (do Look legal)
    • Pessoal da Beleza (Os "esconde rugas,...")
    • Editor (Ctrl+x; Ctrl+c; Ctrl+v)
    • Locutor (Gogó de ouro)
    • Mídia man (Grava o gogó de ouro)
    • Fotógrafo (dos clicks)
    Ufa.. muita gente.
    A escolha do locutor, do modelo, do fotógrafo, da produtora de áudio, da produtora de vídeo, do maquiador, do produtor de moda, do lanche pra galera que está gravando desde as 6:00h da manhã... Tudo isso e muito mais é de responsabilidade total do produtor de RTVC, salvo ele não seja o profissional de uma grande agência, e possua diversos assistentes e/ou produtoras que quando contratadas, já entregam a equipe formada.
    A porta é o cliente, a fechadura é a campanha, e a chave são os FORNECEDORES. Muitos produtores sempre têm algum fornecedor que é considerado como sua Chave-Mestra.

    O PRODUTOR DE RTVC

    Quando está em ação, o RTVC ou Produtor de Multimídia é a ponte entre a criação e a produtora.

    RELACIONAMENTO COM O MERCADO

    Para que o RTVC tenha um amplo conhecimento do mercado onde atua, é necessário ele mantenha contato com produtos de áudio e vídeo, diretores, diretores de cena, fotografia, arte e tem que estar informado sobre novas técnicas. Ele precisa estar sempre antenado, ligado com tudo o que acontece no mercado de produção cinematográfica. Precisa frequentar festivais, ler, receber os fornecedores, sejam eles do tamanho que forem porque o mercado apresenta muitas surpresas e sua função é mostrar esses conhecimento para a criação.

    A ESCOLHA DA PRODUTORA

    • Os critérios para a escolha de uma produtora são basicamente o preço e os critérios de atendimento do briefing, mas é muito importante o RTVC ou Produtor  Multimídia tenha pleno conhecimento de todos os intens que compõe a planilha de um job porque ele vai ter que justificar via atendimento ou diretamente ao cliente a composições desses itens.   

    O BRIEFING PARA A PRODUTORA

    • O conjunto de informações passadas à produtora deve incluir diversas especificações, como:

    1. Dados de clientes e do comercial 
    2. Veículos, praças, tempo de duração da campanha 
    3. Formato (Betacam, DVcam, HD)
    4. Elenco 
    5. Vinhetas / Computação / Animação 
    6. Locução / Trilha 
    7. Diretor 
    8. Números de cópias 

    Hora de cotar, contando cada $ investido...

    Uma das mais importantes funções do RTVC é buscar a melhor negociação para o seu cliente. 
    Sua informação e conhecimento técnico serão testados ao limite nesse momento.  Entender como funciona a planinha de custos é fundamental para analisar cada item e saber se tudo que esta no briefing foi realmente orçado, ele vai ter que justificar ao atendimento cada centavo investido para determinada produção.

    APÓS A APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO

    Após orçamento aprovado, é função do RTVC agendar a reunião interna pré-produção.
    Nessa reunião deverão estar presentes: produtora de vídeo, produtora de áudio, criação, atendimento e, eventualmente, quem tá assinando o cheque (o cliente). 
    E correr atrás porque o tempo que você sonha ter de sobra, sempre está lhe faltando.

    APRESENTAÇÃO DA PRÉ PRODUÇÃO

    • A produtora apresenta sua proposta a mais organizada possível, item por item. Essa apresentação pode acontecer de formas variadas, power point, pranchas, pastas, etc. Essa apresentação deverá conter os nomes, telefones e celulares dos principais profissionais envolvidos no processo. A RELAÇÃO e a fita com o teste de elenco para definição dos modelos que seguirão para serem aprovados pelo cliente como o elenco final. As locações ou direção de arte e o cenário sugerido pela DIREÇÃO DE ARTE DA PRODUTORA. Através de referências, desenhos ou fotos. As referências de iluminação e material de locução gravado para ser usado como referência do locutor. 
    • A produtora de áudio também deverá trazer material para apresentação, com sugestão de trilha sonora ou conversar sobre o estilo de trilha e locução que a criação deseja para o comercial. Nesse caso ele apresentará suas sugestões em reunião posterior. 

    sábado, 3 de dezembro de 2011



    Fique por Dentro !

    Testemunho do Produtor de RTV Gibinha Pires da Agência DM9 é DDB°





         Um dia de produção, mais especifico um dia de filmagem, nem é o mais corrido. Esse dia acaba sendo a concretização de todo um processo anterior, que ai sim, é corrido para que consigamos entregar tudo no prazo que a mídia determinou. Vou te dar uma geral do dia a dia da produção de um comercial. 
         Primeiro começamos com a escolha dos diretores do filme, tem que ser alguém cuja experiência vai agregar ao teu roteiro, exemplo: direção de ator para humor; composição de imagem ao vivo com animação; fotografia e por ai vai. Para isso é muito importante que estejamos atualizados com o que os diretores andam fazendo, e conhecer seu repertorio.
    A partir daí passamos para os orçamentos, com negociações e renegociações. Depois disso através de um cronograma fazemos reunião de pré produção, onde o diretor escolhido apresenta todo o material que fará parte do filme, com locação, atores, figurino, etc. tudo tem que ser aprovado pela agência e cliente.
         Em seguida partimos para a filmagem. Após isso vemos o que chamamos off-line que é o filme montado mas sem efeitos, e cor valendo... só depois da montagem aprovada que partimos para os efeitos.
         Ai temos mais uma aprovação do que chamamos de on-line, o filme finalizado e bonitão para ir ao ar.
         De uma forma simplória, esse é o processo da produção de um comercial. 




        O filme acima é um exemplo desse trabalho antes da filmagem o conceito dessa campanha do Terra foi: "você entra no Terra e o Terra entra em você. " Como o laranja é a cor do Terra pensamos nas pessoas entrando numa enorme piscina de água laranja e saindo com um pouco de dessa cor que representa o Terra. E quem disse que as roupas das pessoas saiam com a cor bacana, ficava tudo marchado, e aguado, precisávamos perceber o laranja. Então resolvemos fazer um pós produção, mais isso depois de vários textos. Contudo o mais inusitado foi a cena da borboleta, tínhamos uma pessoa de efeitos com varias borboletas que deveriam pousar na água. Você já tentou ensinar qualquer coisa para uma borboleta? Rsrsrs é impossível! apesar de estarem presas com fio de nylon 2 voaram, para as lâmpadas... já eram, 1 se afogou, e as outras iam pra qualquer lugar menos pousar na água. Ai também resolvemos fazer uma borboleta 3D que seria mais fácil.


    E é isso...
    Turma de PP da UNEF - Feira de Santana, obrigado pelo convite. Lembrem-se na publicidade o ponto G é a imaginação.


    http://www.dm9ddb.com.br/
    A DM9 única brasileira 4 vezes Agency of the Year, com 2 Grand Prix e 92 leões em Cannes.
    DDB Worldwide - A maior rede global de serviços consolidados de propaganda e marketing no mundo, segundo a Advertising Age.