Nos deparamos com mudanças novinhas, quanto ao formato do material para inserções na TV.
“A partir de Janiero de 2012 migraremos definitivamente do formato BETACAM (modo videotape) para o XDCAM (modo digital)”.
Esse comunicado foi anunciado pela direção geral de comercialização da Rede Globo, no BIP (Boletim de Informações para Publicitários). E como o mercado publicitário “segue a onda” e a Rede Globo, por deter o maior volume de inserções em todas as praças do país, de certa forma, determina o que o restante do mercado vai fazer em termos de padrão técnico.
Esse novo formato: XDCAM garante boa qualidade de imagem e de som, materiais de exibição 100% digital e capaz de suportar tanto comerciais em standard definition (SDTV) como high definition (HDTV) e também não permite a gravação de mais de um comercial.
Com a veiculação do material em Alta definição (HD) é necessário está com os olhos bem limpos, pois, no momento da produção, um fio de cabelo fora do lugar, uma roupa amassada, uma cerveja que não esteja de fato gelada, pode ser crucial. Então, viva a tecnologia! Viva as inovações! E o produtor de RTVC deve sempre dizer: Viva a Correria!